PORQUE VOCÊ PRECISA DE MAIS MAGNÉSIO EM SUA DIETA

O magnésio é um dos seis macro-minerais essenciais que é requerido pelo organismo para produção de energia e síntese de proteínas e enzimas. Contribui para o desenvolvimento dos ossos e, mais importante, é responsável pela síntese do seu DNA e RNA. Um novo relatório que apareceu no British Journal of Cancer, dá-lhe outra razão para adicionar mais magnésio à sua dieta.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Indiana, a ingestão diária de magnésio pode ajudar na prevenção do câncer de pâncreas. Estudos anteriores descobriram que o magnésio é inversamente associado ao risco de diabetes , que é um fator de risco comum de câncer de pâncreas. “Mas poucos estudos exploraram a associação direta do magnésio com o câncer de pâncreas. Dos que o fizeram, suas descobertas foram inconclusivas”, disse Daniel Dibaba, estudante de doutorado da Escola de Saúde Pública de Bloomington, que liderou o estudo da IU.

Dibaba e seus colegas analisaram mais de 66.000 homens e mulheres, com idades entre 50 e 76 anos, observando a associação direta entre o câncer de magnésio e o câncer de pâncreas. Dos que seguiram, 151 participantes desenvolveramcâncer de pâncreas . O estudo constatou que cada redução de 100 miligramas por dia na ingestão de magnésio estava associada a um aumento de 24% na ocorrência de câncer pancreático.

Mostrou ainda que os efeitos do magnésio sobre o câncer de pâncreas não pareciam ser modificados por idade, sexo ou índice de massa corporal, mas se limitava àqueles que tomavam suplementos de magnésio de um suplemento multivitamínico ou individual. “Para aqueles com maior risco de câncer de pâncreas, a adição de um suplemento de magnésio à sua dieta pode ser benéfica na prevenção desta doença”, acrescentou Dibaba.

“Alimentos como vegetais de folhas verdes, bananas , feijão, abacate, nozes primárias (amêndoas), cereais integrais e peixes são ótimas maneiras de obter sua dose diária de magnésio. O Instituto Nacional de Nutrição sugere que o valor diário de magnésio deve ser em torno de 400 miligramas para adultos. Mas acima de tudo, uma dieta bem equilibrada com todos os nutrientes em quantidades adequadas é mais benéfica “, diz a nutricionista baseada em Bangalore Dr. Anju Sood.