O que é ceto e como funciona essa dieta que ganhou fama

Uma dieta cetogênica ou cetogênica é uma dieta baixa em carboidratos e rica em gorduras que pode ajudá-lo a queimar gordura com mais eficácia. Tem muitos benefícios para perda de peso, saúde e desempenho. É por isso que é recomendado por muitos médicos.

Reduzir drasticamente os carboidratos ingeridos é uma das estratégias mais clássicas para emagrecer. E um exemplo desse método é a dieta cetogênica, que surgiu nos anos 1920 e ganhou fama pelos seus poderes na perda de peso.
Ao longo do tempo ela foi evoluindo e hoje é a queridinha de quem quer perder gordura rapidamente.

Funciona assim: ao reduzir alguns nutrientes, que é o principal fornecedor da glicose que dá energia para as células, o organismo busca outras fontes de combustível, principalmente a gordura.

1. O que é uma dieta ceto?

A dieta ceto é uma dieta muito baixa em carboidratos e rica em gordura. É semelhante em muitos aspectos a outras dietas com pouco carboidrato .

Enquanto você come muito menos carboidratos, aumenta sua ingestão de gordura. A redução na ingestão de carboidratos coloca seu corpo em um estado metabólico chamado cetose , onde muita gordura é queimada como energia.

2. O que significa “ceto”

O “ceto” em uma dieta cetogênica vem do fato de permitir que o corpo produza pequenas moléculas de combustível chamadas “cetonas”. Esta é uma fonte alternativa de combustível para o corpo, usada quando o açúcar no sangue (glicose) está em falta.

3. Quem NÃO deve fazer uma dieta cetogênica?

Existem controvérsias e mitos sobre uma dieta ceto, mas para a maioria das pessoas parece ser muito seguro. No entanto, três grupos geralmente exigem consideração especial e dieta preparada por um médico especializado.

  • Você toma medicamentos para diabetes , por exemplo, insulina.
  • Você toma remédio para pressão alta.
  • Você amamenta

Esses 3 grupos não devem fazer dieta sem consultar seu médico.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica…

As verduras estão todas liberadas.
As frutas permitidas são abacate e coco que são fonte de gordura.
Carnes vermelhas, peixes, frango.
Queijos, iogurte e açaí.
Ovos o queridinho da dieta. Dica, coma 2 ovos antes de dormir, assim você evita aquela dor de cabeça ao acordar.
No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio.
As únicas bebidas que podem ser ingeridas são água, café e chá sem açúcar

Alimentos proibidos na dieta cetogênica

Feijão;
Soja;
Lentilha;
Ervilha;
Doces;
Pães;
Macarrão;
Farinhas;
Bebidas alcoólicas;
Amidos;
Batatas;
Mandioca;
Milho;
Sucos;
Grão-de-bico;
Outras fontes de açúcar não podem ser consumidos.

A dieta realmente funciona para perda de peso?

Funciona sim. Carboidratos são a maior parte das refeições, quando você cortar a ingestão e reduzir as calorias consumidas todos os dias, naturalmente levará ao emagrecimento. A cetose consome gordura corporal, o que também leva à perda de peso rápida que fez a dieta ficar famosa.

O exercício físico deve ser aliado à dieta para que a perda de peso seja efetiva e saudável. A dieta cetogênica não pode ser feita por tempo prolongado, pois é muito restritiva.

Isenção de responsabilidade: Embora a dieta cetogênica tenha muitos benefícios comprovados, ainda é controversa. O principal perigo potencial refere-se a quem toma medicamentos para tratamentos diversos, por exemplo, para diabetes, onde as doses podem precisar ser adaptadas.
Atenção:
Discuta qualquer alteração na medicação e mudanças relevantes no estilo de vida e alimentação com seu médico. Não saia fazendo dieta modinha sem seu médico ser consultado.